O que (não) fazer na prova da 1ª fase da OAB
Olá, senhoras e sirs!
Domingo é a prova da 1ª fase do XI Exame Unificado da OAB, e, como vocês sabem, eu e o Dr. Weberson Silva conseguimos a aprovação no último Exame, realizado em abril (1ª fase - 28/04) e junho (2ª fase - 16/06).
Por isso, decidimos postar aqui algumas dicas que nos salvaram na hora da prova, e que, com certeza, os ajudarão a manter a calma e matar esse primeiro gigante que os encarará nesse fim de semana.
MANTER A CALMA
Eu sei que parece clichê, e parece impossível, mas manter a calma é o primeiro passo. Sabe aquela prova do primeiro semestre que hoje você gabaritaria se fizesse? Pois é, encarem a prova dessa maneira. O Exame da OAB é um marco na vida do estudante de Direito, mas, no fim das contas, é só mais uma das milhares de provas pelas quais passaremos. Para que sejamos juízes, temos de nos submeter à prova; para que sejamos promotores, idem; para as disciplinas da faculdade, da mesma maneira. Portanto, a prova da OAB é uma das muitas provas que o estudante enfrente ao longo de sua caminhada. E não há nenhum demérito em reprovar ou não conseguir e tentar de novo.
Portanto, mantenha a calma, e encare o dia 18 de agosto como um dia normal, pelo qual você passará por uma prova, e que conseguirá a aprovação.
PENSAR QUE É POSSÍVEL
A aprovação na OAB é algo totalmente possível e alcançável. Na verdade, quem estudou e se preparou (e, em especial, quem treinou as questões das provas passadas) conhece a prova, e sabe que há questões fáceis, questões difíceis e questões normais, estas últimas em maior número. Portanto, não se desespere, principalmente na hora em que o fiscal entregar o caderno de provas: relaxe, respire fundo e veja cada ponto daquele como uma pequena porção do degrau que se construirá no domingo à noite, quando a OAB/FGV divulgarem o gabarito preliminar e você descobrir que tirou mais de 40.
Portanto:
Mantenha a Calma + saiba que é possível, pois o dia 18 de agosto será o dia que você sairá da condição de estudante e se tornará um quase advogado.
SE ENXERGAR COMO UM ESTUDANTE CAPAZ
Sim, você que está lendo é capaz. Está há 4 anos e meio ou quase 5 anos na faculdade, ou mesmo já se formou. Então, sinceramente, você sabe muito de Direito. Eu não me enxergava como alguém capaz, até eu começar a levar a faculdade a sério e treinar pesado para a OAB. Quantas tardes de sábado e domingo eu dedicava à resolução de questões, ou mesmo à elaboração de resumos... Era maravilhoso, e se tornou ainda mais no começo deste ano de 2013, quando Weberson e eu começamos a fazer as provas e tirar 40, 50, 60... Ali enxergamos que éramos plenamente capazes e que o exame seria apenas mais uma prova. Assim, conseguimos as notas que derrubaram o gigante da primeira fase.
Portanto:
Mantenha a Calma + saiba que é possível + se veja como uma pessoa capaz, porque a prova da OAB será somente mais um passo rumo ao sucesso. E a sensação da aprovação na primeira fase logo no domingo à noite é impagável.
SABER QUE VOCÊ ESTÁ PRONTO
Você, meu caro, está pronto. Obviamente, eu falo isso a quem estudou e treinou as questões da FGV. Se você o fez, nada de pânico: você está pronto. Pronto para resolver as questões e passar na 1ª fase. É uma coisa lógica, quem estuda passa. E, se você estudou, com certeza você está apto a encarar a 1ª fase e deixá-la no chão. Por isso:
Mantenha a Calma + saiba que é possível + se veja como uma pessoa capaz + saiba que você está pronto.
ADMINISTRAR O TEMPO
Você disporá de um tempo para realizar a prova (a saber, 05 horas, conforme o item 3.1.1 do edital de abertura). Por isso, administre bem esse tempo. Leia cada questão com calma, pausadamente, sublinhando detalhes e palavras-chave e procurando entender o que o examinador quer saber. Assim, você não errará questões por bobeira, nem cairá em "pegas".Outra coisa muito importante: mantenha a calma ao transcrever as questões para o gabarito, pois é comum você, no cansaço do fim da prova, marcar alternativas adjacentes, como, por exemplo, marcar "C" onde havia julgado como "D".
Por fim, pense, antes da realização da prova, numa ordem de disciplinas para resolver questões. Assim, você mata primeiro as matérias que tem mais facilidade e não se cansa tanto. Eu, Daniel, fiz a prova mais ou menos assim:
ÉTICA (essa é obrigatória. VÁ BEM EM ÉTICA) - CONSTITUCIONAL - ADMINISTRATIVO - PENAL - PROCESSO PENAL - CIVIL - PROCESSO CIVIL - TRABALHO - PROCESSO DO TRABALHO - DEMAIS MATÉRIAS
Mas você pode elaborar (amanhã é um bom dia para fazer isso) uma estratégia SUA para fazer a prova e ganhar tempo. Portanto:
Mantenha a Calma + saiba que é possível + se veja como uma pessoa capaz + saiba que você está pronto + administre o tempo, para que você vá bem e não perca a prova por motivos pequenos.
APROVEITE O SÁBADO PARA ESTUDAR ÉTICA E PONTOS PRINCIPAIS - e para se divertir à noite.
Hoje e amanhã são dias dedicados à disciplina de Ética. Leia o Estatuto da Ordem, o Regulamento Geral e o Código de Ética como se estivesse lendo uma revista, porque ir bem em ética pode definir sua permanência no jogo da OAB. Leia, aproveite pra treinar mais se você estiver se sentindo inseguro, reveja os pontos principais de cada um desses documentos.
Quanto às outras matérias, reveja, caso ache necessário, pontos principais. Veja bem: PONTOS PRINCIPAIS. Nada de leituras muito densas, que só vão confundir e cansar. Sabe aqueles pontos que você passou marca-texto? Pois é, dê uma espiadinha neles. Mas só neles, nada de ir muito fundo.
E o principal: dê um jeito de se divertir amanhã à noite. Saia com a família, saia com a namorada, vá jantar fora, vá a um cinema, fique em casa de pantufas. Relaxe, enfim, pois você vai precisar dessa energia domingo. Mas cuidado: nada de beber, cair na esbórnia, chegar em casa às 5h da manhã. Isso você pode fazer depois da segunda fase.
NO DOMINGO
- Chegue cedo ao seu local de prova;
- Prepare duas canetas pretas ou azuis e seu documento de identificação;
- Leve água, barra de cereal, chocolate ou qualquer outro petisco que você goste (mas, por favor, não leve a padaria inteira, pois isso prejudica a sua concentração e a dos outros candidatos).
- Tome um café da manhã reforçado;
- Almoce alimentos leves (saladas, pequenas porções de comida) para não ficar com sono.
E, por favor, como dizem por aí naqueles filmes de futebol americano:
EU QUERO VER VOCÊS IREM LÁ E ACABAREM COM A RAÇA DELES!
Estamos esperando por vocês do outro lado da prova.
Um abraço e boa sorte!
Comentários
Postar um comentário