Questões de Direito Constitucional do CESPE: STM/2011.
Olá, senhoras e sirs!
Segue uma postagem sobre Direito Constitucional, questões do STM (prova realizada em 2011).
Enjoy it!
E bons estudos!
O Autor
BANCA:
CESPE
ANO:
2011
PROVA:
SUPRIOR TRIBUNAL MILITAR/QUESTÕES MÚLTIPLAS
CARGO:
ANALISTA JUDICIÁRIO/EXECUÇÃO DE MANDADOS
Com relação aos
tribunais e juízes militares e ao Conselho Nacional de Justiça
(CNJ), julgue os itens a seguir.
93. O CNJ é órgão
administrativo do Poder Judiciário ao qual compete o controle da
atuação administrativa e financeira desse poder, e do cumprimento
dos deveres funcionais dos juízes, estabelecendo
constitucionalmente, porém de forma exemplificativa, suas mais
importantes atribuições, que poderão ser acrescidas pelo Estatuto
da Magistratura.
94. Compete à
justiça militar processar e julgar os crimes militares definidos no
texto constitucional, cabendo à lei complementar dispor sobre a
organização e o funcionamento dos tribunais militares.
À luz da CF, julgue
o item a seguir, relativo às funções essenciais à justiça.
95. O rol de funções
do Ministério Público constante da CF é taxativo, cabendo a esse
órgão cingir-se ao exercício das atribuições descritas nos
dispositivos constitucionais.
Tendo em vista os
direitos fundamentais, julgue o item a seguir.
96. Os direitos
fundamentais, em que pese possuírem hierarquia constitucional, não
são absolutos, podendo ser limitados por expressa disposição
constitucional ou mediante lei promulgada com fundamento imediato na
própria CF.
Com relação ao
controle de constitucionalidade e à eficácia das normas
constitucionais, julgue os itens subsequentes.
97. Consideram-se
normas de eficácia absoluta os preceitos constitucionais
intangíveis, que são inalteráveis mesmo por meio de propostas de
emendas constitucionais.
98. No sistema
constitucional brasileiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode
exercer o controle de constitucionalidade apenas via recurso
extraordinário e em processos objetivos, nos quais se veiculem as
ações diretas.
Julgue o seguinte
item, acerca da organização político-administrativa do Estado
federal brasileiro.
99. A República
Federativa do Brasil é representada, no plano internacional, pela
União, à qual compete manter relações com Estados estrangeiros e
participar de organizações internacionais, assegurar a defesa
nacional, declarar a guerra e celebrar a paz.
Com relação ao
processo legislativo e às atribuições do chefe do Poder Executivo,
julgue os itens que se subseguem.
100. O presidente da
República pode dispor, mediante decreto, sobre a organização e o
funcionamento da administração federal, promovendo a extinção de
funções ou cargos públicos que julgar desnecessários e
inconvenientes para o serviço público.
101. A delegação,
ao presidente da República, para a elaboração de lei delegada
tomará a forma de decreto legislativo a ser editado pelo Congresso
Nacional, que especificará o conteúdo da delegação e os termos de
seu exercício.
Acerca das formas e
meios de prestação de serviço público, julgue o item abaixo.
102. Quando o Estado
processa a descentralização do serviço público por delegação
contratual, ocorre apenas a transferência da execução do serviço.
Quando, entretanto, a descentralização se faz por meio de lei,
ocorre a transferência não somente da execução, mas também da
titularidade do serviço, que passa a pertencer à pessoa jurídica
incumbida de seu desempenho.
Com relação à
disciplina da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre prestação de
contas, julgue o item a seguir.
103. Nas diversas
esferas de governo, as prestações de contas dos Poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário serão realizadas pelo presidente de cada
poder e receberão parecer conjunto do respectivo tribunal de contas
antes de sua apreciação pela casa legislativa competente.
Considerando as
disposições da Lei n.º 8.666/1993 sobre licitação e contratos,
julgue os itens a seguir.
104. Os contratos
administrativos têm, como uma de suas características essenciais, o
fato de a administração dispor de uma posição de supremacia em
relação ao contratado. Isso ocorre mesmo quando a contratação é
efetivada por pessoas administrativas de direito privado, como
empresas públicas e sociedades de economia mista.
105. Como os
contratos administrativos são comutativos, ou seja, pressupõem
equivalência entre as obrigações previamente ajustadas e
conhecidas, a nulidade do procedimento licitatório não
necessariamente induz à anulação do contrato, se este já tiver
sido celebrado.
Com relação à Lei
n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores
públicos civis da União, e à Lei n.º 11.416/2006, que regula as
carreiras dos servidores do Poder Judiciário, julgue os itens
subsequentes.
106. Todas as
licenças, previstas em lei, a que o servidor público faz jus são
contadas como de efetivo exercício, razão pela qual se darão com
contagem de tempo de serviço efetivo do servidor para todos os
efeitos legais.
107. Tanto os cargos
com provimento em caráter efetivo quanto os cargos em comissão
devem ser criados por lei, com denominação própria e vencimento
pago pelos cofres públicos.
Tendo em vista a
disciplina da Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo
administrativo no âmbito da administração pública federal, e da
Lei n.º 8.429/1992, que dispõe sobre os atos de improbidade
administrativa, julgue os seguintes itens.
108. Caracteriza-se
como ato de improbidade administrativa a ação ou omissão que causa
lesão ao erário, decorrente tanto de dolo como de culpa em sentido
estrito.
109. No âmbito do
processo administrativo, um órgão e seu titular podem, se não
houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros
órgãos ou titulares, devendo, tanto o ato de delegação quanto sua
eventual revogação, ser objeto de publicação em meio oficial.
Julgue o item
abaixo, referente à responsabilidade civil do Estado.
110. A reparação
do dano causado a terceiros pode ser feita tanto no âmbito judicial
quanto no administrativo, mas, neste último caso, a administração
é obrigada a pagar o montante indenizatório de uma só vez, em
dinheiro, de maneira a recompor plenamente o bem ou o interesse
lesado.
COMENTÁRIOS
Questão 93
O
gabarito desta questão é Certo.
Tal
entendimento é exatamente o vislumbrado na leitura do artigo 103-B,
§4º, da Carta de 1988, in verbis:
§ 4º Compete ao Conselho o controle da atuação
administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos
deveres funcionais dos juízes, cabendo‑lhe,
além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto
da Magistratura:
I – zelar pela autonomia do Poder Judiciário e
pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos
regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar
providências;
II – zelar pela observância do art. 37 e apreciar,
de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos
administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder
Judiciário, podendo desconstituí-los,
revê-los
ou fixar prazo para que se adotem
as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, sem
prejuízo da competência do Tribunal de Contas da União;
III – receber e conhecer das reclamações contra
membros ou órgãos do Poder Judiciário, inclusive contra seus
serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços
notariais e de registro que atuem por delegação do poder público
ou oficializados, sem prejuízo da competência disciplinar e
correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em
curso e determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria
com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço e
aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa;
IV – representar ao Ministério Público, no caso
de crime contra a administração pública ou de abuso de autoridade;
V – rever, de ofício ou mediante provocação, os
processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há
menos de um ano;
VI – elaborar semestralmente relatório estatístico
sobre processos e sentenças prolatadas, por unidade da Federação,
nos diferentes órgãos do Poder Judiciário;
VII – elaborar relatório anual, propondo as
providências que julgar necessárias, sobre a situação do Poder
Judiciário no País e as atividades do Conselho, o qual deve
integrar mensagem do Presidente do Supremo Tribunal Federal a ser
remetida ao Congresso Nacional, por ocasião da abertura da sessão
legislativa.
Questão 94
O
gabarito desta questão é Errado.
E
ela está duplamente errada.
Antes
de comentar propriamente o erro, é importante transcrever a lição
de Pedro Lenza, que adverte que “as hipóteses de regulamentação
da Constituição por meio de lei complementar estão taxativamente
previstas no Texto Maior. Sempre que o constituinte originário
quiser que determinada matéria seja regulamentada por lei
complementar, expressamente assim o requererá”.
A
partir desse entendimento, podemos tecer o comentário propriamente
dito.
Aduz
o caput do artigo 124 da Constituição Federal que “à
Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares
definidos em lei”. Isso contradiz com o enunciado, que afirma que
os crimes militares estão definidos no texto constitucional, quando
na verdade estão definidos em legislação própria (sendo a
principal o Decreto-lei nº 1.001/1969, que institui o Código Penal
Militar). Este é o primeiro erro.
O
segundo erro reside no fato de que a continuação da leitura
do mesmo artigo 124 se dá em seu parágrafo único, que disciplina
que “a lei disporá sobre a organização, o funcionamento e a
competência da Justiça Militar”. Conforme comentado acima, quando
o legislador constitucional quiser dispor alguma regulamentação por
intermédio de lei ordinária, o próprio texto magno expressamente o
disporá. E o referido parágrafo único apenas prevê que lei (como
o texto não menciona lei complementar, trata-se de lei ordinária)
disporá sobre a organização e o funcionamento da Justiça Militar.
A lei prevista neste artigo substanciou-se na Lei nº 8.457/1992.
Questão 95
O
gabarito desta questão é Errado.
Isso
se dá pelo fato de que o rol de funções do Ministério Público
não se esgota com as atribuições apresentadas na Constituição,
uma vez que a coleção aqui aduzida é exemplificativa.
Compete
transcrever a lição de Pedro Lenza sobre o tema:
As funções institucionais do Ministério público
estão previstas no artigo 129 da CF/88. Trata-se de rol meramente
exemplificativo, uma vez que seu inciso IX estabelece que compete,
ainda, ao Ministério Público exercer outras funções que lhe forem
conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade.
Questão 96
O
gabarito desta questão é Certo.
Os
direitos fundamentais não são absolutos, uma vez que a doutrina
assinala que eles possuem as características da limitabilidade e da
relatividade. Isso ocorre porque muitas vezes o exercício destes
direitos gera conflito de interesses, e a própria Constituição
regula muitas vezes a limitação aos direitos fundamentais.
Como exemplo, podemos
citar o direito à propriedade, que é turvado pelo próprio texto
magno com o instituto da desapropriação.
Questão 97
O
gabarito desta questão é Certo.
A
eficácia das normas constitucionais, em especial as que tangem aos
direitos fundamentais, tem diversas classificações doutrinárias. A
mais famosa e seguida é a do professor José Afonso da Silva, que
classifica a eficácia das normas em plena, contida e limitada. Pois
bem, em outro momento comentaremos sobre o que cada uma delas quer
dizer.
Todavia,
a eminente doutrinadora Maria Helena Diniz criou uma nova
classificação para as normas, e é justamente a apresentada na
questão: as normas de eficácia absoluta.
Segundo
ensina Marcelo Novelino:
“Segundo Maria Helena Diniz, seriam de eficácia
absoluta as normas constitucionais protegidas até mesmo contra a
ação do poder derivado reformador. Possuem eficácia positiva, por
estarem aptas a serem imediatamente aplicadas aos casos a que se
referem; e, negativa, decorrente de sua força paralisante total de
qualquer norma, criada por emenda ou por lei infraconstitucional, que
as contrarie. Sua aplicabilidade é direta, imediata e integral”.
Questão 98
O
gabarito desta questão é Errado.
A
ADPF também é meio pelo qual o STF realiza controle de
constitucionalidade, e ela não é necessariamente uma ação direta.
Questão 99
O
gabarito desta questão é Certo.
Isso
se dá pela leitura dos incisos I, II e III do artigo 21 da
Constituição, que assim estabelecem:
Art. 21. Compete à União:
I – manter relações com Estados estrangeiros e
participar de organizações internacionais;
II – declarar a guerra e celebrar a paz;
III – assegurar a defesa nacional;
Questão 100
O
gabarito desta questão é Errado.
Conforme
se lê do artigo 84, VI, da Constituição, o Presidente da República
pode, mediante decreto, dispor sobre: “a) organização e
funcionamento da administração federal, quando não implicar
aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos”,
e “b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos”.
Assim
sendo, o erro se encontra no fato de que o Presidente só pode
excluir cargos públicos por decreto quando estes se encontrarem
vagos. Caso os cargos públicos se encontrem preenchidos, só poderão
ser extintos por lei, e não por simples decreto.
Questão 101
O
gabarito desta questão é Errado.
A
lei delegada é espécie normativa disciplinada pela Constituição,
e que constitui exceção ao princípio da indelegabilidade de
atribuições. Aqui, o Presidente da República solicita ao Congresso
Nacional que este o delegue poderes para legislar. A solicitação do
Presidente irá delimitar os limites sobre o qual ele irá legislar.
Assim
sendo, o Presidente envia a solicitação ao Congresso Nacional, e
este decide sobre concedê-la ou não àquela autoridade. Uma vez
concedida, conforme aduz o artigo 68, §2º, da Constituição, a
delegação tomará a forma de resolução, e não de decreto, como
propôs o enunciado em comento.
Assim,
pois, se percebe o erro: a delegação ao Presidente da República,
quando se tratando de lei delegada, sempre assumirá a forma de
resolução e não de decreto.
Esta
é uma característica do Cespe: cobrar o conhecimento do texto
legal, aliado ao raciocínio do candidato quando da análise das
questões.
Questão 102
O
gabarito desta questão é Errado.
Ao
comentar a descentralização administrativa, é importante lembrar
que ela ocorre sempre por dois meios: delegação ou outorga.
A
delegação sempre pressupõe a existência de ato administrativo ou
contrato para que realmente ocorra. E mais, na delegação somente a
execução do serviço é transferida das entidades políticas
(União, Estados, DF ou Municípios) para uma terceira pessoa.
Já
a outorga, que sempre pressupõe a existência de uma lei, ocorre
quando o Estado cria uma entidade e transfere a ela a titularidade e
execução do serviço.
Aí
você se pergunta onde está o erro. O erro se encontra no final da
assertiva: “a titularidade passa a pertencer à pessoa jurídica
incumbida de seu desempenho”. A regra é que a titularidade dos
serviços públicos é do Estado, e este pode, se não houver
impedimentos legais, transferi-la a outra pessoa.
Agora
imagine a seguinte situação: o Estado de Minas Gerais cria uma
autarquia (por lei, obviamente) para executar determinado serviço
público. Todavia, anos depois, esta autarquia é extinta, também
por lei. Vislumbramos, portanto, que a titularidade do serviço,
embora estivesse com a autarquia durante o tempo em que esta existiu,
volta, ao final, para o Estado.
Outro
fator importante a ser considerado é o de que a regra, na outorga, é
que o prazo da transferência da titularidade e da execução é
indeterminado, mas pode haver casos em que a titularidade e execução
ocorra a prazos certos.
Questão 103
O
gabarito desta questão é Errado.
O
erro se encontra no fato de que o parecer do respectivo tribunal de
contas é feito separadamente, e não de forma conjunta como a
questão sugere.
Tal
entendimento é vislumbrado co a leitura do caput do artigo 56 da Lei
Complementar 101 ( Lei de Responsabilidade Fiscal), que assim versa:
Art. 56. As contas prestadas pelos Chefes do Poder
Executivo incluirão, além das suas próprias, as dos Presidentes
dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Chefe do
Ministério Público, referidos no art. 20, as quais receberão
parecer prévio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas.
Questão 104
O
gabarito desta questão é Certo.
Tal
entendimento está previsto no parágrafo único do artigo 1º da Lei
nº 8.666/1993, que segue transliterado:
Parágrafo único. Subordinam‑se
ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os
fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as
empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais
entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados,
Distrito Federal e Municípios.
Questão 105
O
gabarito desta questão é Errado.
O
erro é latente, pois o §2º do art. 49 da Lei nº 8.666/1993 –
Lei que regula as licitações – estabelece que “a nulidade do
procedimento licitatório induz à do contrato, ressalvado o disposto
no parágrafo único do art. 59 desta Lei”.
O
mesmo dispositivo legal apresenta uma ressalva: caso a nulidade seja
declarada já com o contrato em execução, a Administração Pública
não fica exonerada de ressarcir o contratado pelos serviços
prestados até a data da nulidade, caso a causa da nulidade não seja
a este imputada.
Questão 106
O
gabarito desta questão é Errado.
Nem
todas as licenças enumeradas na Lei nº 8.112/1990 contam como tempo
efetivo de serviço. Exemplo clássico é a Licença para Trato de
Interesses Particulares, prevista no artigo 91 da referida Lei.
Questão 107
O
gabarito desta questão é Certo.
Translitera
a redação do parágrafo único do artigo 3º da Lei nº 8.112/1990,
que assim predispõe:
Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a
todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria
e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter
efetivo ou em comissão.
Questão 108
O
gabarito desta questão é Certo.
Conforme
ensinam Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, os atos de improbidade
administrativa classificam-se em três grandes grupos:
- Atos que importam em enriquecimento ilícito;
- Atos que causam prejuízo ao erário; e
- Atos que atentam contra os princípios da administração pública.
Pois
bem, quando do comentário quanto aos atos que causam prejuízo ao
erário (que são os mencionados na questão), assim ensinam os
nobres mestres:
É considerado ato de improbidade administrativa que
causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou
culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, malbaratamento ou
dilapidação dos bens ou haveres do Poder Público.
Tal
entendimento é a quase literal transcrição do caput artigo
10 da Lei nº 8.429/1992 (lei que trata da improbidade
administrativa).
Questão 109
O
gabarito desta questão é Certo.
É
o entendimento perpetrado no caput dos artigos 12 e 14 da Lei
nº 9.784/1999, Lei esta que institui o processo administrativo no
âmbito federal, ambos in verbis:
Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular
poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua
competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe
sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão
de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica
ou territorial.
Art. 14. O ato de delegação e sua revogação
deverão ser publicados no meio oficial.
Questão 110
O
gabarito desta questão é Errado.
É
importante, antes de comentar o erro propriamente dito, o fato de que
o Brasil adota o sistema administrativo inglês, que permite a busca
ao Judiciário antes, concomitantemente ou depois de esgotada a via
administrativa. Assim sendo, ocorrendo a lesão, pode-se buscar o
Judiciário antes, ao mesmo tempo ou até mesmo após de buscadas as
instâncias administrativas.
Após
construído tal conceito, o erro da questão está no fato de que uma
vez reconhecida judicialmente a responsabilidade do Estado, a
indenização será paga na forma em que estabelece o artigo 100 da
Constituição, que segue abaixo colado:
Art. 100. Os pagamentos devidos pelas Fazendas
Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de
sentença judiciária, far-se-ão
exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos
precatórios e à conta dos
créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas
nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos
para este fim.
Ou
seja, a sentença judicial será convertida em um título chamado
precatório, e o credor será integrado à fila cronológica de
pagamentos. É importante lembrar que os precatórios demoram, em
média, 25 anos para serem pagos. Coisas, enfim, do gigante
tupiniquim.
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